luzluzsf (lat luce) 1 Agente que torna as coisas visíveis ou produz a iluminação. 2 Forma de energia radiante que transmitida de um corpo luminoso, ao olho, age sobre os órgãos de visão. 3 A sensação assim produzida. 4 Forma semelhante de energia radiante, como os raios ultravioleta, que não afeta a retina. 5 Iluminação, claridade, radiação luminosa provinda de uma fonte particular como vela, tocha, lâmpada elétrica, fogueira ou qualquer substância em ignição. 6 A própria fonte de claridade, quando acesa, como vela, lâmpada, farol etc. (...) 14 O que esclarece a alma.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=luz.
Não há fotografia sem luz. O próprio vocábulo fotografia traz luz em seu significado. Derivada de uma palavra cunhada por Sir John Herschel em 1839, a partir de dois vocábulos gregos, fotografia significa escrita com luz. Logo, sabe-se que uma foto é algo produzido com luz. É como se a caneta que desenha essa "pintura" fosse a luz.
A luz na fotografia é essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas. Como se sabe, a fotografia é uma ciência-arte que mistura sincronamente conceitos de Química e Física com elementos de expressão plástica e conceitos de linguagem criativa. (http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-luz.htm).
Demais fontes:
http://www.mnemocine.com.br/fotografia/luzfoto.htm
BUSSELLE, Michael. Tudo Sobre Fotografia. Thomson Pioneira: São Paulo, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário