A câmera, ou melhor, o fotômetro, independente de se estar usando filme colorido ou preto e branco, só "enxerga" cinza. Melhor dizendo, só enxerga um único tom de cinza que corresponde a 18% de cinza, embora alguns autores afirmem que os fotômetros "enxergam" 13% e não 18% de cinza.
Então, quando apontamos a câmera para algum objeto, a câmera vai tratá-lo como se ele fosse cinza e vai ajustar a exposição com base nessa premissa. Se o objeto for totalmente preto, a câmera vai enxergá-lo como cinza e vai ajustar a exposição para que ele pareça cinza na foto. Se o objeto for branco, a câmera também vai vê-lo como cinza e vai ajustar a exposição para que ele pareça cinza na foto. Se o objeto for de alguma cor que, quando transformado para cinza (já que o fotômetro só "enxerga" cinza), tenha um tom de cinza que se aproxime do famoso 18% de cinza, para o qual o fotômetro foi calibrado, então e exposição será correta e a foto ficará perfeita no que diz respeito à exposição, diferentemente dos casos anteriores, em que a exposição apontada pelo fotômetro estará errada.
Para resolver os dois primeiros casos podemos usar várias formas dentre as quais o cartão cinza ou, na falta dele, a compensação da exposição. Além, é claro, do fotômetro manual que mede a luz que incide sobre o objeto fotografado, ao contrário do fotômetro da câmera que mede a luz refletida pelo objeto.
Para usar o cartão cinza (que reflete 18% (ou 13%) da luz que o atinge e absorve o restante), basta colocá-lo diante do objeto que se deseja fotografar, apontar a câmera para o mesmo e medir a exposição e configurar a câmera segundo essa exposição, manualmente ou através do botão de trava de exposição. Como o fotômetro foi configurado para calcular a exposição correta diante do tom de cinza do cartão, podemos ter certeza de que a exposição estará correta e então é só retirar o cartão da frente, reenquadrar a cena e fazer a foto, mesmo que, no momento de fazer a foto, o fotômetro da câmera esteja dizendo que a exposição está errada.
Para quem não conta com um cartão cinza, resta a compensação, que funciona bem mas não tem a mesma precisão do cartão já que trata-se de um "chute" e não de algo cientificamente aferido como no caso do cartão cinza ou do fotômetro manual. (...). Garantia mesmo, só com o cartão cinza ou fotômetro manual.
Fonte: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=5449&hl=cartao+cinza
Nenhum comentário:
Postar um comentário